(11) 97643-1210 togo@neka.com.br
Escolha uma Página

Bolo Chiffon de Matchá

jul 11, 2022 | Receitas

Compartilhe:

Fizemos um bolo Chiffon de Matchá da Mari Hirata que deu super certo, além de muito delicioso, e queremos compartilhar com vocês a receita:

Nós servimos com creme anglaise feito com fava de baunilha, é um creme confeiteiro como se fosse um mingau de maizena. Quando eu era pequena minha mãe fazia e nós adorávamos. Você pode fazer com um mingau cremoso com gema de ovos e leite que fica uma delicia também.

Receita do bolo de Matchá

Ingredientes:

Açucar refinado 0,2400g 

Água filtrada 0,1300 ml

Mátcha 10g

Clara de ovo 0,3700g

Farinha de trigo 0,2400g

 Fermento em pó seco 10g

Gema de ovo 0,1600g

Óleo de semente de girassol 0,1000ml

Sal marinho 10g

Spirulina em pó 10g

Modo de Preparo:

– BATER AS GEMAS COM 120G DE AÇÚCAR ATÉ FICAREM ESBRANQUIÇADA. COLOCAR O ÓLEO EM FIO FINO, COMO NO PREPARO DE MAIONESE.

2- COLOCAR UMA PARTE DA ÁGUA (15 ML) NO MATCHA E MEXER ATÉ FORMAR PASTA LISA. ADICIONAR O RESTANTE DA ÁGUA. PASSAR NA PENEIRA, SE NECESSÁRIO. ACRESCENTAR Á MISTURA DE GEMAS, MEXENDO COM UMA ESPÁTULA.

3- PENEIRAR A FARINHA E O FERMENTO E ADICIONAR A ESSA MISTURA DE GEMAS.. MEXER COM UMA ESPATULA.

4- BATER AS CLARAS COM UMA PITADA DE SAL. DEIXA-LAS BEM ESPUMOSA E ACRESCENTAR O AÇÚCAR GRADUALMENTE. AUMENTAR VELOCIDADE DA BATEDEIRA AOS POUCOS. BATER ATÉ OBTER PONTO DE SUSPIRO FIRME, MAS CREMOSO.

5- ADICIONAR 1/3 DO SUSPIRO À MASSA DE MATCHA E MISTURAR LEVEMENTE DE BAIXO PARA CIMA ATÉ OBTER UMA MASSA LISA. ESSA MASSA DEVE SER ADICIONADA AO SUSPIRO RESTANTE E MISTURADA COM O MESMO MOVIMENTO DE BAIXO PARA CIMA ATÉ OS TRAÇOS DE CLARA DESAPARECEREM.

6- COLOCAR A MASSA NA FORMA DE CHIFON NÃO UNTADA. BATER A FORMA NA SUPERFÍCIE DE TRABALHO OU 2 VEZES PARA ELIMINAR BOLHAS DE AR.

7- PREAQUECER O FORNO A 180°C E BAIXAR PARA 170º C NO MOMENTO DE LEVAR A MASSA AO FORNO. ASSAR A 170º 45 MIN. DEIXAR NO FORNO 30 MINUTOS COM A PORTA FECHADA. CONDIÇÃO IMPORTANTE DO CHIFOM. (NÃO ABRIR O FORNO NOS PRIMEIROS 30 MINUTOS)

8-APÓS TIRAR O BOLO DO FORNO, COLOCA-LO DE CABEÇA PARA BAIXO SOBRE O GARGALO DE UMA GARRAFA ATÉ ESFRIAR – ISSO EVITA QUE O BOLO MURCHE (VER NO LIVRO PÁG 171) DEPOIS DE FRIO, PASSAR UMA FINA ESPATULA EM TODA A VOLTA DA FORMA PARA

DESENFORMA-LO. SERVIR COM CREME ANGLAISE DE PISTACHE E DECORAR COM 25G DE PISTACHE.

ATENÇÃO NOVAMENTE: DESENFORMAR MORNO (JAMAIS QUENTE).

DICA: O SEGREDO DO BOLO CHIFFON ESTA NA CONSISTÊNCIA DAS BATIDAS DAS CLARAS. ELAS NÃO PODEM ESTAR SECAS. ESTARÃO PRONTAS NO EXATO MOMENTO EM QUE NÃO CAÍREM DA TIGELA EM BLOCO.

Assine a newsletter